QUEM SOMOS

- Campo Grande / MS -
Nosso compromisso, é a com a preservação de sua saúde e de toda sua Família. Os produtos que utilizamos, são os mais eficazes e rigorosamente dentro das leis vigentes no País. Primamos pela qualidade dos nossos produtos e na qualidade de nosso atendimento. Para mais informações, LIGUE - (67) 3331-8918

Escorpiões

Os escorpiões procuram alimento durante a noite e freqüentemente penetram nas residências humanas, onde se instalam sem serem notados, pois durante o dia "desaparecem" em esconderijos escuros e úmidos. Para capturar alimento e para defesa utilizam-se do ferrão venenoso.

Os escorpiões proliferam sob pedras, frestas de pedras e barrancos, debaixo de cascas de árvores, em paredes e muros mal rebocados, madeira empilhada, entulhos, caixas de gordura, ralos, forros, etc.

Gostam muito de umidade, pouca luz e insetos em abundância (principalmente baratas).No Brasil entre varias espécies encontramos com muita freqüência o "escorpião-amarelo" (Tityus serrulatus), que é considerado o escorpião mais perigoso da América do Sul.



Acidentes

São classificados conforme a gravidade:

Leves: dor e parestesias locais, com tratamento sintomático e anestésico local

Moderados: dor local intensa associada a um ou mais sintomas como náuseas, vômitos, sudorese, sialorréia discreta, agitação, taquipnéia e taquicardia, com indicação de tratamento soroterápico anti-escorpiônico via intravenosa e manutenção das funções vitais.

Graves: além dos sintomas citados na forma moderada, podem ocorrer vômitos profusos e incoercíveis, sudorese profusa, sialorréia intensa, prostração, convulsão, coma, bradicardia, insuficiência cardíaca, edema pulmonar agudo e choque, podendo levar à morte.
O tratamento é similar ao anterior, porém deve-se administrar maiores doses de soro.

No Brasil, a espécie Tityus Serrulatus, popularmente chamada de escorpião amarelo, tem causado acidentes de maior gravidade em relação a outras espécies, notadamente em crianças.

A gravidade varia em função do tamanho do escorpião, da quantidade de veneno inoculada, da massa corpórea da vítima e de sua sensibilidade ao veneno.



Como prevenir acidentes com escorpiões

1- Manter jardins e quintais limpos. Evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico, material de construção nas proximidades.

2- Evitar folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbusto, bananeiras e outras) junto a paredes e muros das construções e manter a grama aparada.

3- Limpar periodicamente os terrenos baldios vizinhos, numa faixa mínima de um a dois metros das casas.

4- Sacudir roupas e sapatos antes de usá-los, pois escorpiões podem se esconder neles e picam ao serem comprimidos contra o corpo.

5- Não por as mãos em buracos sob pedras e em troncos podres. É comum a presença de escorpiões sob dormentes da linha férrea.

6- Usar calçados e luvas de raspas de couro.

7- Vedar soleiras das portas e janelas ao escurecer, pois muitos destes animais apresentam hábitos noturnos.

8- Usar telas em ralos de chão, pias e tanques.

9- Combater a proliferação de insetos, alimento principal dos escorpiões.

10- Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos e vão entre o forro e paredes, consertar rodapés despregados, colocar saquinhos de areia nas portas e telas nas janelas.

11- Afastar as camas e berços das paredes, evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem-se ao chão. Não pendurar roupas nas paredes.

12- Examinar camisas, blusas e calças antes de vestir. Inspecionar sapatos e tênis antes de usá-los.

13- Acondicionar lixo domiciliar em recipientes que possam ser mantidos fechados para evitar baratas, moscas ou outros insetos de que se alimentam os escorpiões.

14- Preservar os inimigos naturais como as corujas, joão-bobo, lagartos, sapos, galinhas, gansos, macacos, quatis, etc. (na zona rural).



PRIMEIROS SOCORROS

As picadas da maioria dos escorpiões não necessitam de nenhum tratamento especial.
Colocar gelo sobre a ferida reduz a dor, da mesma forma que um unguento que contenha uma combinação de um anti-histamínico, um analgésico e um corticosteróide.

Os espasmos musculares, bem como a tensão alta, provocados pela picada podem precisar de medicação.

É importante que a pessoa picada repouse em absoluto na cama.

Não deverão ser ingeridos alimentos nas primeiras 8 ou 12 horas.

Deverá ser aplicado um antídoto (antiveneno) a todas as pessoas que não respondam ao tratamento anterior ou que desenvolvam uma reacção grave, sobretudo as crianças.Lavar o local da picada.

Usar compressas mornas para alívio da dor.

Se possível, levar o animal para identificação.

Embora a maioria dos acidentes ocorridos no Brasil por escorpiões manifesta-se nas formas leves e moderadas, em casos graves, buscar sempre auxílio médico de imediato, pois o diagnóstico precoce e o tempo decorrido entre a picada e a administração do soro influem na evolução e a manutenção das funções vitais.

Contra o veneno do escorpião amarelo, usar soro antiescorpiônico.


Medidas a serem tomadas no caso de acidentes

Muitos procedimentos, embora não recomendados, são ainda amplamente empregados como medidas visando retardar a absorção no veneno.

Boa parte deles pode, na verdade, contribuir para a ocorrência de complicações no local da picada.


Obs: No caso de acidente com escorpião, procure imediatamente um médico ou serviço de saude da sua região.