QUEM SOMOS

- Campo Grande / MS -
Nosso compromisso, é a com a preservação de sua saúde e de toda sua Família. Os produtos que utilizamos, são os mais eficazes e rigorosamente dentro das leis vigentes no País. Primamos pela qualidade dos nossos produtos e na qualidade de nosso atendimento. Para mais informações, LIGUE - (67) 3331-8918

Morcegos

Alguns mitos sobre os morcegos

"Morcegos são cegos"
Os morcegos não são cegos, alguns deles inclusive têm ótima visão.

"Morcegos atacam as pessoas"
Morcegos não atacam as pessoas, eles são animais pequenos e tímidos.
Lembre-se, somos muito grandes para um morcego e eles têm medo de nós.

"Todos os morcegos têm raiva"
Este talvez seja o mito mais comum.
A grande maioria dos morcegos não têm raiva, como qualquer outro mamífero, os morcegos podem contrair raiva entretanto, a presença de vírus nas populações de morcegos tem uma taxa muito pequena.
A melhor prevenção contra a raiva é não tocar em um animal selvagem doente ou machucado, pois ele provavelmente vai morder para se autodefender.
Um morcego caído no chão, assim como qualquer outro animal silvestre prostrado é sinal de que deve estar doente.

O que fazer se aparecer um morcego em sua casa?
Os morcegos que às vezes aparecem em nossas casas são quase sempre filhotes extraviados ou, acidentalmente, morcegos adultos que entraram voando por uma janela ou porta aberta. Muitas vezes estão somente á procura de comida.
Ingestão de frutas
Ingestão de água com açúcar
Pela proximidade de refúgio diurno
Para refúgio noturno.

Nem sempre o morcego é observado pelos moradores, no entanto, as marcas e fezes deixadas pelo animal, facilmente o identifica.
Para evitar este problema, a solução mais simples é o armazenamento destes frutos no interior da geladeira, evitando que o morcego os localizem pelo odor.
É possível que o morcego continue visitando até que encontre outra fonte de alimento.
O primeiro passo é ficar calmo. Se o morcego estiver voando, ele deve estar procurando uma saída para escapar.
Os morcegos não hematófagos não atacam as pessoas.
Acenda algumas luzes pela casa, de modo que você possa ver o morcego facilmente e ele também possa enxergar (nenhum morcego é cego).
Em seguida, feche as portas que dão para outros cômodos, abra as portas e janelas do cômodo onde o morcego está e, se possível, acenda uma luz fora para que o morcego possa ver facilmente a saída.
O morcego tem uma excelente capacidade de se localizar através do som (como se usasse um radar), porém ele também está assustado por estar em uma casa humana.
É muito provável que o morcego saia voando pela porta ou janela em poucos minutos.
Evite provocá-lo, se você não sabe distinguir um morcego hematófago dos demais, se de forma geral não tem conhecimento sobre morcegos, é melhor não tentar capturá-lo.
Se possível, isole o local onde o morcego se instalou e afaste pessoas e animais do ambiente.
Se o morcego não tocou em ninguém, como geralmente acontece com morcegos que não são "vampiros", não há motivo de preocupação acerca de transmissão de doenças ou vírus.

Lembre-se:
Deve-se evitar sempre o contato direto com qualquer tipo de morcego, vivo ou morto.
Não se deve pegar um morcego sem usar luvas grossas apropriadas, caso seja necessário, solicite a assistência do Centro de Controle de Zoonoses, ou outro órgão equivalente, de sua região.


Quando é preciso expulsar morcegos

Se você encontrou morcegos morando no forro, em fendas de paredes, ou outros locais de sua casa, e precisa desalojá-los, existem procedimentos humanitários e criteriosos para expulsá-los e fazer que não voltem mais.
O primeiro passo, é identificar o local por onde os morcegos entram e saem.
A melhor hora para procurar os morcegos é ao pôr do sol, quando eles saem do seu descanso diurno.
Uma vez localizado o ponto de passagem dos morcegos, coloque tela, ou rede plástica, sobre a abertura e vede todos os lados da tela, exceto a parte de baixo, de tal forma que os morcegos possam sair, mas não entrar de volta.
Deixe a tela com essa abertura pelo menos por uma semana, até que todos os morcegos tenham ido embora.
O último passo é fechar a abertura, para que os morcegos não passem mais por ela.
Antes de iniciar esse procedimento de expulsão, é importante ter certeza de que não existem filhotes dentro, por não saberem ainda voar, os filhotes ficarão aprisionados e morrerão de fome, causando um sério problema de mau cheiro, além do que seria uma crueldade
desnecessária.
Caso você tenha dúvidas de como proceder, peça a orientação um especialista ou de um órgão oficial em sua região, que poderá informá-lo sobre a época de procriação dos morcegos e o período mais seguro para evitar a possibilidade de existência de filhotes.


Moradia

Os abrigos mais utilizados pelos insetívoros são as edificações.
A falta de conservação, falhas na construção e até detalhes arquitetônicos, criados para embelezamento, acabam constituindo verdadeiras "cavernas artificiais" para alojá-los.
Para evitar que sua casa seja empregada pelos morcegos como refúgio verifique seu telhado com freqüência, fixando telhas soltas e vedando com tela de nylon as aberturas existentes.
Uma solução que resolve em vários dos casos é o uso de telhas transparentes em parte do telhado.
Por vezes detectamos o uso de parte da residência para isso, evidenciado pelo acúmulo de fezes, restos de fruto ou sementes.
Os morcegos evitam lugares iluminados ou com ruídos, na grande maioria dos casos, podemos evitá-los mantendo a luz acessa ou ligando um rádio por alguns dias consecutivos.
Os morcegos apresentam estritamente atividade noturna, geralmente iniciando seus vôos durante o crepúsculo, necessitam durante o dia repousar em locais calmos.
Vários locais de residências humanas podem ser utilizados para tal fim, além das árvores do quintal, em locais próximos a estes refúgios podem ser observadas entradas eventuais de morcegos.
Para evitar esse inconveniente pode-se impedir a entrada com telas de nylon ou redes.
Caso seja necessária a remoção dos morcegos refugiados, método pouco oneroso é utilizar-se bandeirolas de plástico amarradas a pequeno intervalo em cordel cercando todo refúgio. Na grande maioria das vezes os morcegos mudam-se devido à dificuldade de deslocar-se entre as bandeirolas.
Jamais toque um morcego com as mãos, ele poderá mordê-lo, independente do tamanho que apresentar.
Apague as luzes do lugar onde o morcego entrou, abra todas as janelas ou portas para facilitar sua fuga. Lembre-se que o animal está tão surpreso você.
Se o morcego não sair coloque um pote plástico sobre este e coloque um papelão devagar entre o balde e o chão para depois virar lentamente o pote. Lacre com fita adesiva e envie-o para o zoo.


Dicas para evitar incômodos e acidentes

- Evite sempre o contato direto com qualquer morcego, vivo ou morto.
- Lembre-se: qualquer espécie pode estar infectada com o vírus da raiva.
- Não provoque um morcego, nem tente capturá-lo.
- Caso se constate a presença de morcegos fitófagos, procure orientação especializada.
- Se um morcego entrar em sua residência, feche as portas que dão acesso às dependências da casa, deixe as janelas abertas para o animal sair (no crepúsculo). Tente espantá-lo, com ajuda de um pano.
- Caso se constate a presença de morcegos em edificações, procure orientação especializada e proceda da seguinte maneira:
Verifique os espaços abertos de entrada e saída dos animais no abrigo.
Feche gradativamente esses espaços, deixando apenas uma saída, após a saída dos animais, vede esse ponto provisoriamente (com jornais ou panos). No dia seguinte, antes de escurecer, retire esta vedação para a saída dos animais que tenham eventualmente permanecido no abrigo, e feche novamente, proceda à vedação definitiva e nunca utilize produtos químicos para desalojá-los.


Transmissão da raiva por morcegos

Segundo dados da Fundação Nacional de Saúde, o morcego é a segunda espécie transmissora de raiva para humanos em nosso País:cerca de 12% dos casos humanos são transmitidos por morcegos.

Foram identificados alguns fatores que se repetem nos focos de raiva humana transmitida por morcegos hematófagos, tais como:
Sua ocorrência em pequenos povoados
Mudanças no processo produtivo
Presença de pequeno número ou ausência de herbívoros
Habitações vulneráveis e difícil acesso aos serviços de saúde.

A predação de morcegos, principalmente por felinos, é outro risco de transmissão da raiva humana e um importante elo entre o ciclo rural e o ciclo urbano da doença, ao qual se deve dar a máxima atenção.
É necessário ressaltar também, a enorme importância dos morcegos hematófagos na transsmissão da raiva dos herbívoros, que vem aumentando acentuadamente no Brasil e cujo controle só é possível com o controle sistemático da população de morcegos e a vacinação maciça.
A raiva urbana, em cães e gatos, vem sendo atualmente relacionada à cepa comumente isolada em morcegos hematófagos, interrelacionando, mais uma vez, o ciclo rural e o ciclo urbano.

O que fazer quando agredido por um animal, mesmo se ele estiver vacinado contra a raiva
- Lavar imediatamente o ferimento com água e sabão.
- Procurar com urgência o Serviço de Saúde mais próximo.
- Não matar o animal, e sim deixá-lo em observação durante 10 dias, para que se possa identificar qualquer sinal indicativo da raiva.
- O animal deverá receber água e alimentação normalmente, num local seguro, para que não possa fugir ou atacar outras pessoas ou animais.
- Se o animal adoecer, morrer, desaparecer ou mudar de comportamento, voltar imediatamente ao Serviço de Saúde.
- Nunca interromper o tratamento preventivo sem ordens médicas.
- Quando um animal apresentar comportamento diferente, mesmo que ele não tenha agredido ninguém, não o mate e procure o Serviço de Saúde.
Fonte: www.pasteur.saude.sp.gov.br


Como evitar morcegos

O método mais eficiente para evitar a permanência dos morcegos no telhado é a vedação dos acessos, preferencialmente utilizando tela de arame.
Não se esqueça de verificar telhas soltas ou quebradas, repelir os morcegos não é método fácil, portanto você deve evitar a sua entrada.
O uso da passarinheira no beiral do telhado impede a entrada de morcegos, assim como de pássaros ou grandes insetos.
O uso simultâneo de várias telhas Cristal é uma precaução a mais, uma vez que os morcegos fogem da luz solar.
Os morcegos são espécies brasileiras e protegidas por lei. Sua captura, perseguição ou destruição é proibida.
Seu controle só deve ser feito por pessoal treinado e quando realmente necessário.
É importante lembrar que estes morcegos se alimentam de insetos e a destruição deles ou a remoção aumentará a quantidade de insetos, podendo causar um desequilíbrio, que poderá lhe trazer problemas maiores.
Tão importante quanto o alimento é o seu refúgio, importunando os morcegos você impedirá sua reprodução.


Acho que fui mordido por um morcego. O que faço?

É bastante raro o ataque de morcegos hematófagos em áreas urbanas.
Uma mordida de morcego hematófago ao se alimentar é muito característica, a pele é arrancada com os incisivos e caninos e extenso sangramento é observado após uma mordida de morcego hematófago.
Ao acordar você encontrará grandes manchas em sua roupa de cama.
Tal ferimento difere grandemente da mordida efetuada por morcegos não hematófagos, que se resume a 2 ou mais furos na pele.
De qualquer forma, ao ser constatada uma mordedura de morcego, hematófago ou não, você deve procurar atendimento médico para receber o tratamento vacinal anti-rábico.