QUEM SOMOS

- Campo Grande / MS -
Nosso compromisso, é a com a preservação de sua saúde e de toda sua Família. Os produtos que utilizamos, são os mais eficazes e rigorosamente dentro das leis vigentes no País. Primamos pela qualidade dos nossos produtos e na qualidade de nosso atendimento. Para mais informações, LIGUE - (67) 3331-8918

FIQUE ESPERTO!

Desisetizadoras piratas colocam em risco saúde da população

Publicada em 03/09/2006 às 09h33m


Marcos Carrieri, Diário de S. Paulo

SÃO PAULO - Contratar uma desinsetizadora pode trazer mais dores de cabeça do que as pragas que infestam a casa ou a empresa de uma pessoa.
A Associação Paulista dos Controladores de Pragas Urbanas (APRAG) estima que existam aproximadamente 3.500 desinsetizadoras no estado de São Paulo, mas apenas mil empresas são regularizadas.

O risco de contratar uma empresa ilegal é que muitas utilizam VENENOS PROIBIDOS que podem intoxicar as pessoas e causar danos à saúde. A desinsetização feita com produtos não recomendados também não surte resultado e os ratos ou insetos continuam a incomodar.

O presidente da APRAG, Carlos Massaro Watanabe, diz que as empresas clandestinas costumam fazem preços entre 30% e 70% mais baratos do que as regularizadas.

- Elas conseguem baixar os preços porque não usam mão-de-obra especializada e não pagam todos os impostos - diz.

Geralmente, afirma Watanabe, essas empresas clandestinas usam produtos ilegais e inseticidas agrícolas, como o conhecido 'chumbinho'.

- Esses produtos têm isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e não têm a fiscalização adequada. Então os clandestinos conseguem comprar - afirma.

Para Watanabe, a lentidão da vigilância sanitária estadual convida alguns prestadores do serviço a entrarem na ilegalidade.

- Temos informações de que para renovar a licença leva-se 180 dias. Para abrir uma nova empresa é mais complicado. A pessoa abre juridicamente e começa a operar. Só se preocupa quando o cliente exige a documentação - diz.

A diretora técnica do Centro de Vigilância Sanitária (CVS) da Secretaria Estadual de Saúde, Maria Cristina Megid, nega que o CVS demore tanto tempo para conceder a licença de funcionamento às empresas.

- Quando as empresas dão entrada na unidade de saúde, temos um tempo para fazer inspeção que é de cerca de 60 dias. Se a documentação e as instalações estiverem em ordem, a licença é automática - diz.

Ela não soube dizer quantas pessoas fiscalizam as desinsetizadoras, mas afirma que o CVS age conforme as denúncias recebidas da população.

- Pedimos para que se faça denúncia dessas empresas.
Se a empresa tiver a licença, ela está autorizada e tem conhecimento técnico para fazer a ação e vai usar produtos, ações de toxicologia e tomar cuidado com os usuários - afirma Maria Cristina.

Para checar se uma desisetizadora não é ilegal, o consumidor deve exigir a licença de funcionamento emitida pelo Centro de Vigilância Sanitária estadual.
Também deve pedir por escrito o nome do produto que será usado na dedetização.
Além disso, é preciso anotar o Cadastro Nacional de Pessoa jurídica (CNPJ).

O GLOBO ONLINE