QUEM SOMOS

- Campo Grande / MS -
Nosso compromisso, é a com a preservação de sua saúde e de toda sua Família. Os produtos que utilizamos, são os mais eficazes e rigorosamente dentro das leis vigentes no País. Primamos pela qualidade dos nossos produtos e na qualidade de nosso atendimento. Para mais informações, LIGUE - (67) 3331-8918

Mosquitos

Medidas preventivas para o contrôle de mosquitos

1 - Evitar água parada.

2 - Sempre que possível, esvaziar e escovar as paredes internas de recipientes que acumulam água.

3 - Manter totalmente fechadas cisternas, caixas d` água e reservatórios provisórios tais como tambores e barris.

4 - Furar pneus e guardá -los em locais protegidos das chuvas.

5 - Guardas latas e garrafas emborcadas para não reter água.

6 - Limpar periodicamente, calhas de telhados, marquises e rebaixos de banheiros e cozinhas, não permitindo o acúmulo de água.

7 - Jogar quinzenalmente desisfetante ns ralos externos das edificações e nos internos pouco utilizados.

8 - Drenar terrenos onde ocorra formação de poças.

9 - Não acumular latas, pneus e garrafas.

10 - Encher com areia ou pó de pedra poços desativados ou depressões de terreno.

11 - Manter fossas sépticas em perfeitos estado de conservação e funcionamento.

12 - Colocar peixes barrigudinhos em charcos, lagos ou água que não possa ser drenada.

13 - Não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos, mantendo - os desobstruídos.

14 - Manter permanentemente secos subsolos e garagens.

15 - Não cultivar plantas aquáticas.



Para afugentar os mosquitos no lar, espalhar ao redor da casa, na sala, quartos, cozinha, corredor, etc, saquinhos pequenos cheios de canela. Funciona!


Proteção eficaz e cheirosa contra mosquitos


Limão com cravo-da-índia
meio limão espetado com cravos da índia.
Este método caseiro é tão eficaz quanto os comercializados como a espiral..
É muito mais eficiente que protetores elétricos ou velas.

Para mordidas de borrachudos, pernilongos ou qualquer inseto, passe óleo de cravo comprado em farmácia, é melhor que qualquer pomada.

ÓLEO DE ANDIROBA / ÓLEO DE CITRONELA
Repelentes de insetos, inclusive os transmissores de febre amarela, dengue, elefantíase e malária.

O óleo pode ser aplicado puro (em portas, janelas e pisos), utilizado na composição de velas ou colocado para queimar em tochas.
Em velas, o efeito é conseguido após 48 horas de uso contínuo da vela (utilizar uma vela para cada 10 m2).

Vela:
Para cada 1 Kg de parafina colocar de 30 a 50 g de óleo de andiroba ou citronela.


O dengue

O mosquito da dengue costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa.
O dengue pode ser transmitido por duas espécies de mosquitos (Aëdes aegypti e Aëdes albopictus), que picam durante o dia, ao contrário do mosquito comum (Culex), que pica durante a noite.
Os transmissores de dengue, principalmente o Aëdes aegypti, proliferam-se dentro ou nas proximidades de habitações (casas, apartamentos, hotéis etc) em qualquer coleção de água limpa (caixas d'água, cisternas, latas, pneus, cacos de vidro, vasos de plantas).
As bromélias, que acumulam água na parte central (aquário), também podem servir como criadouros.
A transmissão do dengue é mais comum em cidades, também pode ocorrer em áreas rurais, mas é incomum em locais com altitudes superiores a 1200 metros.
O único modo possível de evitar a introdução de um novo tipo do vírus do dengue é a eliminação dos transmissores.

O Aëdes aegypti também pode transmitir a febre amarela.
A transmissão de dengue ocorre em áreas que também são de risco potencial para febre amarela (a vacina deve estar atualizada) e, geralmente, também para malária.

Devem ser adotadas, portanto, medidas de proteção contra infecções transmitidas por insetos, que são as mesmas empregadas contra a febre amarela e a malária.
É importante saber que, embora a transmissão dessas doenças possa ocorrer ao ar livre, o risco maior é no interior de habitações.
Não existe comprovação da eficácia do uso de vitaminas do complexo B ou de pilulas de alho na profilaxia do dengue (ou de qualquer outra doença transmitida por vetores).
Pessoas que estiveram em uma área de risco para dengue e que apresentem febre, durante ou após a viagem, devem procurar um Serviço de Saúde para esclarecimento diagnóstico.

As áreas de transmissão do dengue podem ser as mesmas da febre amarela ou da malária, em todas as pessoas com suspeita de dengue que estiveram em áreas de transmissão dessas doenças, é importante que seja sempre afastado o diagnóstico de febre amarela e investigada a possibilidade de malária, doença para qual existe tratamento específico eficaz.


Recomendações para áreas de transmissão


O dengue é transmitido pela picada de mosquitos (mais comumente o Aëdes aegypti) que proliferam-se dentro ou nas proximidades de habitações. Esses mosquitos criam-se na água, obrigatoriamente.
A fêmea do mosquito põe os ovos dentro de qualquer recipiente (caixas d'água, latas, pneus, cacos de vidro etc) que contenha água mais ou menos limpa, colando os ovos nas paredes dos recipientes, bem próximo da água.
Os ovos ficam aderidos, e não morrem mesmo que o recipente fique seco, não adianta, portanto, apenas substituir a água, mesmo que isso seja feito com freqüência.
Desses ovos surgem as larvas, que, depois de algum tempo vivendo na água, vão formar novos mosquitos adultos.
O combate ao mosquito deve ser feito de duas maneiras: eliminando os mosquitos adultos e, principalmente, acabando com os criadouros de larvas.

Para isso é importante que recipentes que possam encher-se de água sejam descartados ou fiquem protegidos com tampas.
Qualquer recipiente com água e sem tampa, inclusive as caixas d'àgua, podem ser criadouros dos moquitos que transmitem dengue.
Para reduzir a população do mosquito adulto, é feita a aplicação de inseticida através do "fumacê", que deve ser empregado apenas quando está ocorrendo epidemias.

O "fumacê" não acaba com os criadouros e precisa ser sempre repetido, o que é indesejável, para matar os mosquitos que vão se formando, por isso, é importante eliminar os criadouros do mosquito transmissor.
Além do dengue, se estará também evitando que a febre amarela, que não ocorre nas cidades brasileiras desde 1942, volte a ser transmitida.


As medidas eficazes, em residências, escolas e locais de trabalho, são:

Substituir a água dos vasos de plantas por terra e manter seco o prato coletor de água.

Utilizar água tratada com cloro (40 gotas de água sanitária a 2,5% para cada litro) para regar bromélias, duas vezes por semana.

Desobstruir as calhas do telhado, para não haver acúmulo de água.

Não deixar pneus ou recipientes que possam acumular água expostos à chuva.

Manter sempre tampadas as caixas d'água, cisternas, barris e filtros.

Acondicionar o lixo em sacos plásticos fechados ou latões com tampa.


As manifestações iniciais do dengue são as mesmas de diversas outras doenças (febre amarela, malária, leptospirose).
Também não servem para indicar se o dengue vai ser mais grave, por isto é importante sempre procurar rápido um Serviço de Saúde, para uma avaliação médica.
A meningite meningocócica pode ser muito parecida com o dengue grave, mas a pessoa piora muito mais rápido (logo no primeiro ou segundo dia de doença).
O dengue pode se tornar mais grave apenas quando a pessoa começa a melhorar, e o período mais perigoso vai até três dias depois que a febre desaparece .
O dengue não tem tratamento específico, quando não há dúvida que a pessoa tem dengue, na maioria das vezes o médico pode recomendar que o tratamento seja feito em casa, basicamente com anti-térmicos e com uma solução para reidratação oral (disponível nas Unidades de Saúde), que deve ser iniciada o mais rápido possível.



Alguns cuidados devem ser observados

Não tomar remédios sem recomendação do médico.

Todos os medicamentos podem ter efeitos colaterais e alguns que podem até agravar a doença.

Alguns medicamentos para dor e febre podem aumentar o risco de sangramento, como os que contém ácido acetil-salicílico (AAS®, Aspirina®, Melhoral® e outros).

Outros podem ocasionar erupções na pele, semelhantes às causadas pelo dengue, como os que contém dipirona Novalgina®, Dipirona®, Dorflex® e outros).

Os antiinflamatórios (Voltaren®, Profenid® etc) também não devem ser utilizados como antitérmicos pelo risco de efeitos colaterais, como hemorragia digestiva e reações alérgicas.

O paracetamol (Dôrico®, Tylenol® etc), mais utilizado para tratar a dor e a febre no dengue, deve ser tomado rigorosamente nas doses e no intervalo prescritos pelo médico, uma vez que em doses muito altas pode causar lesão hepática.

Beber a maior quantidade possível de líquido.Não é necessária nenhuma dieta.

Procure alimentar-se normalmente.

É absolutamente necessário estar atento para as manifestações que podem indicar a gravidade.

O intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação, e é depois desse período que os sintomas aparecem.


Dengue Clássica


Febre alta com início súbito

Forte dor de cabeça

Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos

Perda do paladar e apetite

Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores

Náuseas e vômitos

Tonturas· Extremo cansaço

Moleza e dor no corpo

Muitas dores nos ossos e articulações


Dengue hemorrágica

Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum... A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta

Dores abdominais fortes e contínuas

Vômitos persistentes

Pele pálida, fria e úmida

Sangramento pelo nariz, boca e gengivas

Manchas vermelhas na pele

Sonolência, agitação e confusão mental
Sede excessiva e boca seca
Pulso rápido e fraco

Dificuldade respiratória

Perda de consciência

Na dengue hemorrágica o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas.
De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem.
O objetivo do Ministério é que esse número seja reduzido a menos de 1%. Fonte: Ministério da Saúde.


Soluções ecologicas

Citronela e lavanda são ótimos repelentes.
Use telas protetoras nas janelas e mosquiteiros sobre as camas.

Fonte: Greenpeace Brasil